Empresários defendem Imposto Único

Entidade apoiou manifesto no lançamento do Instituto Brasil 200, em São Paulo, com a presença de Hamilton Mourão, vice-presidente da República

Por Ana Paula Alencar

Participantes do Instituto Brasil 200

Os integrantes da Unecs – União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços, incluindo o presidente da ABAD, Emerson Destro, participaram, em 16 de julho, do lançamento oficial do Instituto Brasil 200 em São Paulo, no Hotel Unique, com a presença de Hamilton Mourão, vice-presidente da República. Na ocasião, o recém-criado instituto, que reúne empresários de diferentes setores da economia, lançou o “Manifesto da Sociedade Empreendedora pelo Imposto
Único”. O Imposto Único é a espinha dorsal do projeto de Reforma Tributária que o governo pretende apresentar ao Congresso em breve. 

“Queremos ver a evolução desse debate e conhecer todos os projetos. O conceito de imposto único, que é a base da proposta do governo e que foi endossado pelo Instituto Brasil 200, é interessante, pois inclui dois pleitos fundamentais para o setor de comércio e serviços: simplificação e redução de carga tributária”, afirma Emerson, destacando que os outros dois projetos apresentados até agora, do consultor Bernard Appy, que já está tramitando na Câmara dos Deputados, e do ex-deputado Luiz Carlos Hauly, que está em estudo no Senado, tratam apenas da simplificação, sem abordar a redução da carga tributária. 

“Portanto, o projeto de Imposto Único do governo nos agrada, mas queremos conhecer a fundo o texto para conhecer também os impactos que teremos em nosso setor. Só depois de analisá-lo, teremos condições de dar apoio integralmente”, salientou o presidente da ABAD. 

Em palestra proferida durante o evento, Mourão destacou os dois principais desafios do governo de Bolsonaro na condução do País: resgatar a gestão econômica e adaptar-se à nova realidade global. Segundo ele, a incompetência, a má gestão e a corrupção assolaram o País nos últimos anos e o governo trabalha para corrigir esse cenário. 

O vice-presidente também falou das dificuldades que os empresários enfrentam para se desenvolver no Brasil e da importância do evento para o desenvolvimento do País. “O sistema atual está caótico, temos de desburocratizá-lo e de diminuir os custos dos empresários. Precisamos tirar o peso da ineficiência de quem trabalha e produz neste País.”

Ainda segundo ele, entre as categorias que têm maior importância no mercado de higiene pessoal e beleza para bebês, crianças e adolescentes estão fraldas, cuidados com os cabelos e produtos para higiene oral.

DB DigitalReceba no seu email

DB DigitalReceba no seu email