O Carrefour reinaugurou mais três hipermercados sob o conceito Nova Geração no Estado de São Paulo. Dois deles estão situados na zona leste da capital, e o outro em São Vicente, na Baixada Santista. Eles passaram a operar a partir da terceira geração do modelo, que promove melhorias na percepção de qualidade e na exposição dos sortimentos alimentar e não alimentar, nos setores de Casa e Eletro. Entre as principais evoluções do modelo está o sortimento alimentar, que, além de outras mudanças, ganha uma área dedicada exclusivamente a produtos saudáveis.

Supermercados, hipermercados e atacadistas podem ser obrigados a oferecer assistência de guia aos consumidores com deficiência visual. A iniciativa foi proposta pelo senador Arolde Oliveira, do PSD/RJ, por meio do Projeto de Lei 3.474/2019.
Para o senador, é urgente voltar a atenção para essas barreiras enfrentadas no dia a dia pelos mais de 6,5 milhões de pessoas com essa deficiência no País. A proposta exige que ofereçam gratuitamente a assistência de guia, com treinamento específico para ajudar. Segundo o senador, não é apenas uma questão de se adotar o braile para permitir a leitura dos itens, mas também de facilitar a mobilidade dos clientes nos locais. O texto deixa a cargo da empresa decidir se contrata um funcionário para a função, se treina os já existentes para prestar essa assistência sob demanda ou se firma acordo com alguma entidade.

O controlador do GPA – Grupo Pão de Açúcar, o francês Casino Guichard-Perrachon, apresentou um plano para simplificar sua estrutura na América Latina. A reorganização envolve uma oferta pública a ser lançada pelo GPA para comprar, em dinheiro, até a totalidade das ações do Almacenes Éxito, companhia de capital aberto localizada na Colômbia. Também envolve a migração do GPA para o Novo Mercado da B3, com a conversão de todas as ações preferenciais (sem direito a voto) do GPA em ações ordinárias (com direito a voto) na razão de um para um. O conselho do GPA diz que a transação trará benefícios como a simplificação da estrutura na América Latina, a melhora na governança e o aumento potencial na base de investidores.

Os supermercados do Rio de Janeiro estão proibidos de oferecer sacolas de plástico para seus clientes transportarem mercadorias. A proibição faz parte de uma lei estadual que obriga as lojas de varejo a substituírem as sacolas de plástico por modelos feitos com material renovável. A Asserj – Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro apoia a medida, que está capacitando os associados, e concorda com a necessidade de se adequar à lei. O supermercado que descumprir a nova regra estará sujeito a multas de até 34 mil reais.

O varejo pet nacional movimentou 34,4 bilhões de reais em 2018, crescimento de 4,6% em relação a 2017, quando o faturamento final foi de 32,9 bilhões de reais.
Os dados foram fornecidos pelo IPB – Instituto Pet Brasil. De acordo com o IPB, o setor representa 0,36% do PIB, fatia grande o suficiente para superar os segmentos de utilidades domésticas e de automação industrial. Com os resultados mais recentes, o Brasil também passa a figurar como segundo principal mercado pet do mundo, com participação de 5,2%, enquanto o Reino Unido e a Alemanha o acompanham de perto, com participação de 4,9% cada.
Em primeiro lugar aparecem os Estados Unidos, com 40% do faturamento do varejo do setor.

milhões de reais foram investidos na nova unidade do Assaí Atacadista no município de Serra Talhada/PE. Com a abertura, a rede passa a operar sete lojas em Pernambuco, reforçando a importância estratégica do Estado para os negócios da companhia. “Inauguramos nossa primeira loja na Região Nordeste em 2010, no município de Caruaru, interior de Pernambuco. Nesses nove anos, percebemos que o Estado ainda é muito receptivo ao nosso modelo de negócio, sendo uma das principais praças de atuação da rede atualmente”, afirma Belmiro Gomes, presidente do Assaí

O GPA – Grupo Pão de Açúcar lançou um e-commerce B2B destinado aos pequenos e médios varejistas. A nova plataforma irá ampliar a cobertura do Aliado Mini Mercado, modelo de negócio do GPA para abastecimento de mercados, bares e restaurantes, entre outros estabelecimentos. Frederic Garcia, diretor-executivo dos Formatos de Proximidade do GPA, explica que o novo portal permite aos comerciantes finalizar um pedido em poucos minutos, assim como realizar consultas de produtos, preços e estoques em tempo real. A plataforma, segundo informações da assessoria do Grupo, permite acesso ao portfólio completo de produtos da Qualitá, marca exclusiva do GPA, entrega em até 72 horas, gratuitamente, para a Grande São Paulo, e pagamento com cartão de crédito. “Todas essas funcionalidades agilizam o processo de compra e recebimento das mercadorias”, destacou Garcia.

O Makro Atacadista fez uma parceria com a Orla Rio, administradora dos 309 quiosques nas praias do Rio de Janeiro, para abastecer esses pontos de venda por meio de um aplicativo desenvolvido para tal finalidade.
“Estamos testando esse serviço e podemos mais adiante aplicá-lo em outras praias onde também há quiosques”, informa o presidente Marcos Ambrosano.

Reproduzir vídeo

DB DigitalReceba no seu email

DB DigitalReceba no seu email