A unidade do Fort Atacadista em Chapecó/SC (foto) foi a primeira da rede de atacarejos do Grupo Pereira a inaugurar uma unidade farmacêutica da bandeira Fort Farma. Segundo Celso Furtado, gerente nacional de Marketing do Fort Atacadista, “há um plano de expansão robusto para a Fort Farma desenvolver ao longo dos anos seguintes. Posso adiantar que a próxima unidade será inaugurada em Criciúma, também em Santa Catarina”. Estão cadastrados mais de 10 mil itens, que incluem medicamentos e produtos de perfumaria, beleza e higiene pessoal. Outro diferencial são as ações farmacêuticas disponíveis ao público: teste de glicemia, aplicação de injeções e aferição da pressão arterial.

O Grupo Pão de Açúcar está testando seu próprio sistema de cobrança automática sem caixas, em modelo semelhante ao da Amazon Go. No formato, o cliente usará seu smartphone para escanear os códigos de barra dos produtos e efetuar o pagamento. O modelo dispensa totalmente o uso de caixas. Ele funciona por meio do aplicativo do programa de fidelidade da rede, o Pão de Açúcar Mais, que, em sua última atualização, incluiu uma função de scanner para que o cliente passe os produtos e registre suas compras. “Transferimos o ponto de venda para dentro do celular do consumidor. Ao mesclar o digital e o físico, eliminamos filas”, disse Antônio Salvador, diretor de Transformação Digital e E-commerce do GPA.

O Carrefour inaugurou mais uma unidade da sua nova bandeira de supermercados, o Carrefour Market, em São Paulo/SP. As lojas desse modelo adotam o conceito de supermercado de proximidade, com sortimento preciso e foco na oferta de produtos frescos. “Apesar de esse formato ser muito bem-sucedido no Brasil, um novo conceito de supermercado com foco na proximidade reforça a sua importância como uma solução eficiente para as atuais necessidades do consumidor da capital paulista”, destaca Marco Alcolezi, diretor do Carrefour Market. Nos próximos meses, a expansão das lojas da nova bandeira passará a seguir um cronograma estruturado para o formato. Nove das unidades em operação foram inauguradas em 2018.

O CEO do Grupo Martins, Flávio Martins, anunciou a entrada da empresa na comercialização de frutas, legumes e verduras (FLV). Segundo ele, esse segmento é difícil de trabalhar, mas o varejista precisa ser abastecido e tem as suas necessidades. “Apesar das dificuldades, tem gente competente no ramo com quem podemos nos unir”, enfatizou.

Reproduzir vídeo

DB DigitalReceba no seu email

DB DigitalReceba no seu email