O mercado de balas, doces e gomas de mascar no Brasil é um setor de grande importância econômica, refletindo o gosto popular e as transformações nas preferências dos consumidores ao longo dos anos. Com uma indústria robusta, diversificada e inovadora. As balas, os doces e as gomas de mascar são produtos que fazem parte do cotidiano de muitos brasileiros, com um apelo especial entre os mais jovens.
A inovação é outro pilar que impulsiona o mercado de balas, doces e gomas de mascar no Brasil. As marcas estão cada vez mais focadas em oferecer experiências únicas aos consumidores, com novos sabores, embalagens e formatos. A personalização de produtos também tem sido uma tendência crescente, com opções que atendem nichos de mercado específicos, como os consumidores veganos ou aqueles que buscam indulgência sem culpa. “Temos a inovação como um pilar essencial e estamos sempre conectados às tendências e transformações do setor em nível global. O desenvolvimento de cada novo produto nasce do ponto de conexão entre tendências, desejos dos consumidores e a nossa intuição sobre o que pode surpreender – tanto quem já ama doces quanto quem pode se apaixonar a partir de uma nova experiência”, comenta Adriana Donelian, diretora-comercial e trade marketing da Docile.
De acordo com Adriana, o mercado de balas tem bastante espaço para crescer no Brasil. “Segundo dados NielsenIQ, em 2024 o mercado de balas apresentou crescimento de 8,5% em volume e de 14,5% em valor em relação ao mesmo período de 2023. A Docile foi além desses percentuais, com alta de 20,2% em volume e de 18,4% em valor, além de ampliar market share”, pontua.
Segundo relatório da Mordor Intelligence, o mercado global de doces deverá atingir US$ 83,46 bilhões até 2029, crescendo a um CAGR (taxa de crescimento anual composta) de 3,82% durante o período de previsão (2024–2029). Além disso, o relatório aponta que o aumento da consciência e dos cuidados com a saúde tem impulsionado a categoria de doces sem ou com baixo teor de açúcar.
Já um estudo da Kantar mostra que a geração Z, aqui considerada como jovens de 16 a 30 anos, é responsável por 36% do consumo de produtos da indústria de balas e gomas no país e, entre eles, os consumidores de 16 a 20 anos representam 22%. O levantamento também aponta que a frequência de ocasiões de consumo compartilhadas entre toda a geração Z passou de 57% para 65%. Isso representa um acréscimo de 16,9 milhões de ocasiões.
BELA VISTA COMEMORA 110 ANOS
Comemorando 110 anos em 2025, a Bela Vista é uma das empresas mais tradicionais do setor alimentício brasileiro. Desde 1915, constrói sua trajetória com base na combinação entre tradição e qualidade nos produtos que faz. Marcas como Tuc’s, Fazendinha e Bela Vista conquistaram um lugar especial nos lares e na memória dos brasileiros, marcando presença em todo o país e expandindo seu alcance para mercados internacionais. “É um marco que nos enche de orgulho e nos inspira a seguir evoluindo, respeitando nossa história e o vínculo construído com nossos parceiros comerciais, colaboradores e diferentes gerações de consumidores”, afirma Mariana Maraia, gerente de marketing da Bela Vista.
SEGMENTAÇÃO
Vale dizer ainda que o mercado de guloseimas é segmentado entre balas (mastigáveis, duras, toffees e de goma), gomas (de mascar e de bolas) e pirulitos, que têm grande representatividade na categoria. “Pensando no mercado de balas, o nicho que garante maior potencial de crescimento são os produtos com maior valor agregado, como por exemplo, as balas da linha toffees”, comenta Luiz Henrique Ferreira, gerente de comunicação da Arcor.
Ele diz ainda que a empresa tem buscado ultrapassar as fronteiras do segmento por meio da estratégia de collabs, como as que a empresa fez com Boticário; Quem disse, Berenice?; Zaxy; Bob’s e Colormake. “É essencial que o atacado distribuidor ofereça esse mix amplo de produtos da categoria de guloseimas, trabalhando amplamente tanto em sazonalidades quanto fora delas, para atrair clientes, aumentar vendas e fidelizar o consumidor”, acrescenta Ferreira.
Adriana acrescenta que o mercado de balas e doces é bastante promissor, crescendo acima da cesta alimentar, especialmente pelo consumo de impulso e sazonal. “O atacado distribuidor pode aproveitar essa oportunidade ampliando o mix de produtos adequado ao segmento de varejo, com variedade de formatos, sabores e gramaturas, além de atender a demanda do consumidor por inovação e edições sazonais”, comenta.
Ela ainda acrescenta que a expectativa da Docile para 2025 é de crescimento. “Temos expectativas positivas tanto no mercado interno, onde atuamos fortemente para reforçar nosso posicionamento de empresa inovadora, como no exterior, com a conquista de novos mercados dentro dos países onde já estamos presentes e de novos territórios. Estamos investindo 100 milhões de reais para aumentar a capacidade de produção”, conta.