O otimismo impera nas previsões do setor, apesar dos desafios de uma economia oscilante e sujeita a intempéries de possíveis crises externas. O ponto admirável da questão está no fato de as empresas traçarem seus planos, visando a voos mais altos, mirando nos números do negócio e no mercado.

O Ranking ABAD/NielsenIQ 2025 (ano base 2024) evidencia e reforça esse panorama, já observado nas últimas edições, e aponta que novos passos foram considerados e lastreados no crescimento com solidez. Do total de respondentes, 79,2% preveem o aumento da base de clientes, enquanto 18,7% apostam na estabilidade. Já 61,9% esperam o incremento do volume de vendas e 33% a manutenção do mesmo. Para a lista de fornecedores, 51,5% querem ampliar e 44,3% esperam manter. No tocante ao quadro de colaboradores, 50,6% sinalizam com aumento e 43,8% a preservação do quadro.
Quando o assunto é expectativa de investimentos para este ano, as atenções estão voltadas para sistemas de informação (48,6% planejam injetar mais recursos e 49,9% manter a cifra). Tecnologia de gestão também se destaca, tanto para aumento do montante (possível para 47,2% dos entrevistados) quanto para manter os investimentos (garantido por 51,4% das empresas respondentes). Na área comercial, o investimento em telemarketing terá incremento para 46,4% e será mantido para 50,7%. E-commerce e marketplace são prioridades para 46,4% que optam por elevar os recursos e 50,6% que planejam manter a soma.
ECOSSISTEMA DE NEGÓCIOS
O grupo Supernosso, representado no Ranking pela denominação DecMinas (operação de distribuição que alcança Minas Gerais, Bahia e Espírito Santo), sétimo no ranking nacional com faturamento de 4,728 bilhões de reais, possui um ecossistema de negócios que compreende também o atacado de autosserviço Apoio Mineiro, com 24 unidades, e 37 lojas de varejo, que oferecem sortimento premium e focam no público A/B. O canal indireto, considerando as duas operações, responde por quase 70% do faturamento. Neste ano, a previsão é de aumentar em 20%.
Rodolfo Nejm, vice-presidente do grupo, explica que os planos são de incremento de operações no atacado distribuidor, avançando na área geográfica. “Começamos a operação em Minas Gerais, avançamos para a Bahia e recentemente ingressamos no Espírito Santo. Temos mais de 30 mil clientes atendidos nesta operação em dois estados, portfólio variado de 4 mil itens e queremos expandir ainda mais esse segmento, alcançando outros estados.”
Segundo informou, a palavra de ordem e desafiadora é buscar eficiência na entrega e logística, além de investir em treinamento e tecnologia, especialmente na área comercial, oferecendo ferramentas que facilitem a operação para quem vende e para quem compra.
A empresa também investe para alavancar os negócios do Apoio Mineiro. A recente ofensiva garante a todos os clientes preços competitivos, de atacado, na compra de uma ou mais unidades de qualquer produto em suas lojas ou no e-commerce. “Queremos garantir que mais pessoas tenham acesso a produtos de qualidade a preços justos, sem precisar comprar em grandes quantidades. Nosso foco agora não é o lucro, mas a confiança e a fidelidade de quem escolhe comprar conosco. Quando nossos clientes ganham, nós ganhamos no longo prazo”, destaca Nejm.