Menu
IA:tendência mais real
Trabalho e união
Os desafios da reforma tributária
Beleza pura
Leque de oportunidades
Aposta na sazonalidade
Fonte de consulta
UniABAD, um marco para o setor
divisor-menu

Últimas Edições

IA:tendência mais real
Trabalho e união
Os desafios da reforma tributária
Beleza pura
Leque de oportunidades
Aposta na sazonalidade
Fonte de consulta
UniABAD, um marco para o setor

Últimas Edições

IA:tendência mais real
Trabalho e união
Os desafios da reforma tributária
Beleza pura
Leque de oportunidades
Aposta na sazonalidade
Fonte de consulta
UniABAD, um marco para o setor
 

Sazonal - Festa Junina

Aposta na sazonalidade

Por Adriana Bruno

A s festas juninas e o inverno também são datas importantes para o setor alimentar. Tanto o canal Indireto como o varejo encontram boas oportunidades para alavancar categorias que têm apelo para essas temporadas.

Para empresas como a General Mills, as festas juninas têm grande importância para o negócio. “A festa junina é a temporada de negócios mais importante para a General Mills no Brasil. Algumas categorias dobram ou até triplicam o volume de vendas”, conta Alessandro Plentz, head do canal indireto da General Mills. Ele ainda afirma que, neste período sazonal, as categorias Juninas dobram ou triplicam de tamanho. “Afinal nesse momento temos alto consumo de pipoca, hot dog com batata palha, espetinho com farofa, sobremesas com canela e cravo, e diversas outras ocasiões. Por exemplo, a pipoca cresce até 100% entre maio e julho, a canjica chega a triplicar de vendas. Essas categorias têm crescimento muito expressivo durante a festa junina, de forma que se o distribuidor ou varejista não se preparar, pode perder muitas oportunidades com rupturas de produto”, diz.

ALESSANDRO PLENTZ, head do canal indireto da General Mills

Plentz ainda lembra fatores quanto às categorias que devem compor o mix para não perder venda por ruptura: na festa junina não pode faltar itens como pipoca micro-ondas, snacks de amendoim, batata-palha, paçoca, pé de moleque, canjica e fubá. “Também percebemos que o consumidor tem três especiarias ‘favoritas’ nessa ocasião: canela, cravo e erva-doce, devidos aos pratos mais adocicados e às bebidas quentes nesse festejo. Outros produtos como pimenta, açafrão-da-terra, gengibre moído e orégano, são itens que ajudam a compor pratos variados e desempenham papéis importantes na criação de sabores deliciosos”, destaca.

Também com forte apelo junino, a Santa Helena destaca que a categoria de paçocas, por exemplo, chega a crescer 70% em relação a outros períodos do ano. Segundo Breno Carvalho, gerente-executivo de marketing, o momento festivo alavanca as grandes embalagens para consumo compartilhado tanto de doces quanto de snacks. Sul e Sudeste costumam vender um volume relevante de doces à base de amendoim. “Os produtos culinários têm forte apelo dado o perfil caseiro, tradicional e afetivo das receitas juninas. As vendas se elevam em 50% no período, se comparadas com a média no restante do ano, um reflexo de repertório de receitas e associações à sazonal e tradições de cada região do país”, comenta Carvalho.

TRADIÇÃO

As bebidas também fazem parte desse universo, tanto junino quanto com a chegada do inverno. Segundo Marina Flávia da Silva, head de marketing e trade marketing da Cia. Müller de Bebidas, durante esses períodos observa-se um aumento significativo no consumo de bebidas quentes e destiladas. “Esse aumento é impulsionado não apenas pelo clima frio, que naturalmente motiva as pessoas a procurarem maneiras de se aquecer, mas também pelas tradições culturais que associam essas bebidas às celebrações da temporada”, comenta. Ela ainda conta que as preferências variam regionalmente, refletindo a diversidade cultural e condições climáticas do país. “No Nordeste, o consumo em doses e o quentão são uma escolha tradicional. Enquanto no Sudeste, o consumo de vinho quente e chocolate quente é mais comum, além da cachaça”, pontua. De acordo com
Marina, para proporcionar um mix completo de cachaça e produtos relacionados para o varejo, um atacado distribuidor precisa assegurar uma variedade abrangente de produtos, adaptando-se aos diferentes perfis de consumidores e suas preferências. Isso inclui oferecer não apenas opções populares, mas também as cachaças extra premium.

DB DigitalReceba no seu email

DB DigitalReceba no seu email